quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Número de paulistanos que frequentam educação de adultos cai 34% entre 2009 e 2010



O percentual de paulistanos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) caiu 33,3% entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010. O diagnóstico é do Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (Irbem), uma pesquisa divulgada, na última semana, pelo Movimento Nossa São Paulo, que busca avaliar a qualidade de vida na capital paulista.

Estado de SP irá revisar plano de carreira de professor


O secretário da Educação de São Paulo, Herman Voorwald, informou hoje que já está pronto o cronograma de revisão do plano de carreira dos professores do ensino público estadual. Após participar de um evento em São Paulo, o secretário detalhou que distribuirá o cronograma até o dia 4 de fevereiro para as entidades que representam a categoria, com o intuito de recolher sugestões.
"Há um grupo formado e, até o final do mês de março, esse grupo entrega para o secretário a proposta de carreira", explicou. Em seguida, de acordo com Voorwald, serão abertas as negociações entre o governo estadual e a categoria.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Governo pretende oferecer bolsas de estudo para atrair pesquisadores brasileiros de volta ao país


A oferta de bolsas de estudo é uma das formas com que o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, pretende atrair pesquisadores brasileiros de volta ao país. A ideia é que os cientistas que estão no exterior voltem a desenvolver seus estudos no Brasil por um período – dois anos, por exemplo – uma espécie de bolsa sanduíche.

Estudantes podem consultar motivo de zero na redação do Enem 2010


O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) decidiu disponibilizar os motivos pelos quais os inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 ficaram sem nota de redação.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ensino superior: Compare os perfis dos docentes da rede pública e privada

Professor universitário de instituição pública tem mais titulação e se dedica mais tempo que docente de rede particular.

Leia mais...

domingo, 16 de janeiro de 2011

MEC divulga notas máximas e mínimas do Enem 2010

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta sexta-feira (14) as notas máximas e mínimas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, cujo resultado saiu também nesta sexta.

Reflexão...Como aproveitar o tempo durante as férias escolares?

Apesar de todos os que pelo trabalho produzem algo que possa gerar dinheiro quererem usufruir das suas férias, nem todos conseguem “tirar suas férias” adequadamente.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Amamentação melhora desempenho escolar da criança

Mais um benefício da amamentação: melhor desempenho escolar na infância, pelo menos em algumas crianças.
Pesquisadores da Austrália registraram a duração da amamentação de 1.038 bebês e então testaram seu desempenho escolar aos 10 anos de idade, usando exames padronizados de matemática, leitura e redação.
Quando controlaram fatores como a idade da mãe, nível de instrução, estado civil, renda familiar e outros, os pesquisadores descobriram que a amamentação por seis meses ou mais esteve associada a um melhor desempenho nessas habilidades acadêmicas, mas apenas no caso dos meninos.
A principal autora do estudo, Wendy H. Oddy, professora associada de nutrição da University of Western Australia, disse que os motivos para a diferença entre os gêneros não estão claros. "Achamos que os meninos tendem a ser mais vulneráveis ao estresse", explicou. "Os hormônios femininos podem ter um efeito protetor".
O estudo, publicado na edição de janeiro do "Pediatrics", teve vários pontos positivos. Ele acompanhou as crianças por um longo período e teve uma amostra grande. Os dados foram coletados na época em que as mulheres pararam de amamentar, mas os cientistas não puderem ajustar fatores como duração da licença maternidade, apoio do companheiro, entre outros.
"Os resultados contribuem para a forte evidência de que a amamentação mais longa possível é benéfica para a saúde da criança", disse Oddy, "mas especialmente para o desenvolvimento cerebral".
Fonte: site da UOL

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Prova para professores temporários tem cerca de 20% de questões erradas.

A prova aplicada para os professores temporários da rede do estado de São Paulo no fim de 2010 teve até 20% das questões com erros na elaboração.

Em torno de 161 mil professores fizeram a prova, conforme a Secretaria Estadual da Educação. Para o candidato ser aprovado, ele precisa ter acertado pelo menos 50% da prova, que tem 80 questões. Os que acertarem 32 ou mais perguntas e tiverem no mínimo 5 anos na rede também são aprovados.
A Secretaria Estadual da Educação disse que o número de erros nas provas não anula a seleção, já que "as provas poderiam ter sido aplicadas com número menor de questões"
*As informações são da Folha.com
O que você acha sobre a quantidade de erros no processo seletivo dos educadores da rede publica do estado de São Paulo? Comente!!!!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Preço do material escolar pode variar em até 70%

Quem tem filho já começa a sofrer com as compras de material escolar, mas vale a pena comparar os valores de produtos de marcas e similares.

Dilma assume a presidência com o compromisso de valorizar o magistério

Em discurso, a Presidente afirmou que o professor deve ser tratado como autoridade.
Leia mais...

Os planos educacionais brasileiros

As leis educacionais só se tornam realidade quando contam com o apoio coletivo dos envolvidos.

Leia mais...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Gestão escolar no Brasil deve ser pragmática, defendem especialistas

Em entrevista ao UOL Educação, a diretora executiva da Fundação Lemmann, Ilona Becskeházy, discute os pré-requisitos para a melhoria da Educação. Segundo ela, avaliação de professores, critérios para a escolha do diretor e foco na sala de aula são alguns dos principais pontos a serem observados.
Leia mais...

Currículo escolar e as novas possibilidades tecnológicas

Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Clique na figura abaixo e confira a entrevista concedida à Revista Nova Escola.

Mudanças na progressão continuada em SP: o que você acha?


O governo Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu alterar a progressão continuada na rede estadual de ensino. A principal mudança deverá ocorrer no sistema de reprovação dos estudantes.
Hoje, o aluno do fundamental só pode repetir ao final do quinto e do nono ano. A ideia é que a retenção ocorra também no terceiro ano. Assim, o número de ciclos sobe de dois para três. A antecipação da reprovação permite que o aluno com sérias dificuldades seja recuperado mais rapidamente (em vez de demorar cinco anos para refazer uma série, passe a ser depois de três).
*As informações são da Folha.com.
O que você acha da mudança? Comente!!

domingo, 2 de janeiro de 2011

FELIZ 2011!!!!!!

Mais um ano se inicia, renovam-se as esperanças...
...Pensei em muitas mensagens para escrever nesta primeira semana do ano, textos de autores consagrados, frases de impacto, letras de música, mas decidi escrever o meu mais profundo desejo.
Deixei de lado a procupação com os clichês, com as frases feitas e os blá-blá-blás da vida e sem medo de ser ridícula, resolvi desejar o espírito do ano novo aflorar em mim!!!

Em 2011 desejo sinceramente:
  1. Educação de qualidade para TODOS;
  2. Condições dignas de trabalho nas escolas públicas;
  3. Melhores salários para os professores;
  4. Que os alunos tenham orgulho de serem ensinados por um professor;
  5. Que uma criança, ao menos uma, sonhe em ser professor, ser mestre, ser alguém que ame o que faz!
  6. Por último, desejo sinceramente que ao final de 2011 estes sonhos sejam realidade e que um novo futuro seja escrito!!!!
Luana Linhares