segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Quando as Disfunções Cerebrais Afetam a Aprendizagem


Aprender é um processo complexo e interior de cada indivíduo. Para que isso aconteça é necessário que sejam criadas condições para facilitar essa aprendizagem. Isso não depende somente do indivíduo, pois existem situações externas que interferem nesse processo, como por exemplo: fatores fora do SNC, fatores neurológicos periféricos, fatores neurológicos centrais transitórios e fatores neurológicos centrais permanentes.
Para que a aprendizagem ocorra contamos com uma máquina potente, denominada cérebro. Ele é o responsável para interligar, receptar, coordenar e processar todos os estímulos do ambiente por meio do SNC (Sistema Nervoso Central). Qualquer alteração nele observada será refletida na aprendizagem.
O aprender depende da integridade do cérebro, interesse, atenção e da funcionalidade adequada de cada uma de suas partes. Portanto, uma disfunção cerebral significa uma anormalidade patológica por alteração violenta na ordem natural da aprendizagem. Sendo um problema ou uma doença que acomete o aprendente em nível individual e orgânico.
Os efeitos emocionais da deficiência de aprendizagem, na maioria das vezes, agravam o problema. As crianças sofrem com o baixo rendimento escolar e, muitas vezes, são rotuladas como fracassadas, até mesmo pela família e pelo professor.
Por vezes, as mesmas deficiências que afetam a leitura, escrita, comunicação, também afetam no relacionamento social com a família, amigos e práticas esportivas. Sendo essencial que estas crianças recebam apoio do educador, da família e da comunidade, por serem fatores que interferem diretamente na aprendizagem.
A prática psicopedagógica considera o sujeito como um ser global, composto por aspectos orgânicos, cognitivos, social, afetivo e pedagógico. Sendo a aprendizagem uma constante interação do sujeito com o meio.
A intervenção preventiva do psicopedagogo é fundamental para evitar maiores danos ao indivíduo com disfunções ou dificuldades de aprendizagem, tendo um papel decisivo na condução do sujeito ao caminho da aprendizagem.

Luana Linhares

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Entrevista Howard Gardner

Para o pesquisador norte-americano, autor da Teoria das Inteligências Múltiplas, no século 21 a ética vale mais que o conhecimento.





quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Aulas na rede estadual de São Paulo começam nesta quinta; 4,5 milhões voltam às aulas

Cerca de 4,5 milhões de alunos da rede pública estadual de São Paulo voltam às salas de aula nesta quinta-feira (10). O sistema de educação do Estado tem aproximadamente 5 mil escolas de ensino básico.
Voltam também aos estudos 7 mil adolescentes internados na Fundação Casa e 800 alunos das classes hospitalares.
O governo de São Paulo afirma ter investido R$ 127,3 milhões na reforma e manutenção das escolas. Entre os serviços executados, afirma a Secretaria da Educação do Estado, estão a pintura de prédios e conserto das quadras de esporte.
Outros R$ 117 milhões foram usados, de acordo com a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), na compra de 4,5 milhões de kits escolares. Esses kits são compostos por caderno, caneta, lápis, lápis de cor, apontador, borracha, régua e mochila, a um custo total de R$ 16,82 cada.
Ainda de acordo com a Secretaria da Educação do Estado, 9,3 mil novos professores efetivos estarão em sala neste ano. Na semana passada, o governo de São Paulo foi acusado de vetar professoras obesas. A Secretaria de Gestão Pública disse que os funcionários devem gozar de boa saúde, mas não respondeu se a obesidade foi o fator determinante para o veto.


Triste realidade...

Governo deve colocar 25 mil professores na rede estadual em 2012

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira (10) que 25 mil professores, já aprovados no último concurso da rede, devem ingressar no ensino estadual de São Paulo em 2012. Eles serão convocados no primeiro semestre de 2011 e farão curso de formação no segundo semestre, para ingressar nas salas de aula no ano que vem.
Atualmente, o ensino do Estado tem 110 mil professores concursados efetivos, 78 mil temporários com estabilidade e 22 mil temporários sem estabilidade. Neste semestre, 9.304 docentes concursados entraram na rede.
Alckmin ressaltou também que o ensino fundamental de nove anos terá três ciclos, e não mais dois, como ocorre atualmente. A mudança já havia sido anunciada em janeiro, em matéria da Folha de S. Paulo. Além do ciclos que vão do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano, a ideia é que ocorra retenção também no 3º ano, para que os estudantes com dificuldades possam ser recuperados mais rapidamente.

Governo de SP prioriza professores antigos na sala de aula. Você concorda com isso?

O governo de São Paulo decidiu priorizar na distribuição de aulas deste ano professores com mais tempo de trabalho e mais estabilidade na rede, mesmo que eles não tenham formação específica na disciplina a ser lecionada.
De acordo com o texto, isso acontecerá porque os docentes com melhor classificação puderam escolher, de uma só vez, aulas de sua disciplina e de outras correlatas --antes mesmo de professores com formação específica nessas áreas, mas com pontuação menor.
A condição para que o educador possa escolher outras disciplinas é ter cursado ao menos 160 horas destas matérias na graduação (o curso de licenciatura exige ao menos 3.200 no total).

Você concorda com a posição do Governo? Comente

Cultivar a "beleza interior" custa mais caro, mostra pesquisa da FGV

A máxima de que o importante é a beleza interior tem custado caro para os brasileiros. Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que os custos médios somados de produtos e serviços que servem de alimento para a mente, como educação formal (aumento de 7,02%), educação informal (6,85%), material escolar (5,75%), livros (5,4%), jornais e revistas (3,66%) e espetáculos (3,63%) ficaram acima da inflação no período pesquisado, de fevereiro de 2010 a janeiro de 2011
Enquanto esses itens, batizados pela FGV como de “beleza interior” atingiram aumento percentual de 6,35%, a inflação pelo índice IPC/FGV ficou em 6,21%. O cálculo tomou como regra a média ponderada, que leva em conta o peso dos produtos ou serviços no orçamento familiar. Já outros produtos e serviços, de "beleza exterior", tiveram na soma média aumentos de 5,16%, abaixo da inflação. Entre eles estão barbearia (aumento de 9,33%), salão de beleza (9,3%), academia de ginástica (8,58%), esmalte (6,88%), vestuário (4,31%) e protetores para a pele (3,89%).
Para o economista André Braz, coordenador da pesquisa, os ganhos salariais de parcela de brasileiros e a recomposição contínua do salário mínimo estão entre as explicações do aumento de determinados serviços. “A nossa economia ainda está aquecida e boa parte dos salários pagos aos profissionais de vários segmentos está com aumento acima da inflação média ao longo dos últimos anos. E esses aumentos fazem parte da estrutura de custo desses negócios, como a educação. Há também interesse maior da sociedade em investir na formação pessoal, até para garantir uma posição de destaque no mercado de trabalho”, explicou.



sábado, 5 de fevereiro de 2011

Professores de criança se formam mais a distância no país.

Polêmica entre especialistas, a educação a distância cresceu e hoje forma a maior parte dos futuros professores que darão aulas da creche ao quinto ano do ensino fundamental (antigo primário). A informação é da reportagem de Angela Pinho publicada na edição desta sexta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
De acordo com o texto, em 2002, o ensino presencial formava 98% dos estudantes graduados nas áreas de pedagogia. Em 2009, ano do mais recente censo da educação superior, a situação se inverteu, mostrando que 55% dos formados vieram de cursos da modalidade a distância.
O ministro Fernando Haddad afirma que o governo está preocupado com o alto número de formandos nesse tipo de curso. "Sempre que possível, o ensino presencial deve ser a prioridade", disse à Folha, com a ressalva de que nem sempre o aluno tem tempo ou um curso presencial à disposição na cidade.

Volta às aulas. Qual a maneira ideal de levar os materiais?


VOLTA ÀS AULAS: Para especialistas, estudante deve evitar malas de rodinhas e com muitos bolsos.
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quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM!!!!


Neste fim de semana estava conversando com minha cunhada que também trabalha na área da Educação e comentei que nunca fui muito boa em cálculos, Matemática, Física, etc. Ela disse que também nunca foi boa em Exatas, tanto que fez Letras. Durante a conversa lembrei-me de dona Aparecida, minha professora de Matemática da 6ª série.
A dona Aparecida (era assim que os alunos a chamavam), com toda sensibilidade percebeu minha dificuldade nas aulas de matemática e veio conversar comigo. Eu fiquei envergonhada por não saber a matéria, mas ao mesmo tempo fiquei tão feliz por ela me dar uma chance de aprender. Ela começou a me dar aulas à tarde na escola, tudo de graça. Prontificou-se a ajudar os alunos que tinham dificuldades sem receber nada em troca.
O carinho como ela me tratava, a forma doce de ensinar e a paciência que tinha em explicar 100 vezes a mesma coisa (sem nenhum exagero), me fez aprender matemática e comecei a tirar notas boas. Ela foi uma professora muito marcante na minha vida e foi através do afeto que me ensinou!!!!!
E vocês já tiveram alguma experiência marcante relacionada ao afeto e a aprendizagem, ou melhor, aprendizagem com afeto???? Comentem....