quarta-feira, 30 de março de 2011

15 Mitos da Educação

Nesta reportagem da Revista Nova Escola, convidamos você a refletir sobre 15 ideias presentes no dia a dia da sua profissão. Vale a pena analisar como essas questões interferem em sua prática. Seus alunos vão agradecer!!!!


1 Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação
2 A função mais importante da escola é formar cidadãos.
3 Criança pobre não aprende.
4 Educação se aprende em casa. Cabe à escola apenas ensinar os conteúdos.
5 Para os pequenos, livros ilustrados e com texto curto são os melhores.
6 Muitas crianças não aprendem porque vêm de famílias desestruturadas.
7 Meninos são melhores em Matemática.
8 Creche é um mal necessário.
9 A repetência sempre melhora o desempenho.
10 Sem a possibilidade de reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor.
11 A cópia e a repetição são boas estratégias de ensino.
12 Trabalho em grupo sempre gera indisciplina.
13 É papel da escola elevar a autoestima dos estudantes.
14 Os alunos aprendem mais quando a atividade é lúdica.
15 Conteúdo dado é conteúdo aprendido.

Prova vai detectar nível de alfabetização no início do ensino fundamental

Matriculados no 4° ano do ensino fundamental participam nesta semana de uma nova avaliação que pretende detectar o nível de alfabetização das crianças que completaram os três primeiros anos desse nível de ensino.
A Prova ABC é uma iniciativa do Movimento Todos pela Educação e do Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a Fundação Cesgranrio e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
As avaliações oficiais existentes hoje no país medem o desempenho dos alunos a partir do 5° ano do ensino fundamental. Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscilla Cruz, é importante que o Brasil implemente um instrumento para medir a alfabetização dos alunos mais novos, de forma que as políticas públicas possam ser corrigidas a tempo.
“Se você não tem uma criança alfabetizada plenamente até os 8 anos de idade, o aprendizado a que ela tem direito no futuro não ocorrerá. O instrumento inicial de compreensão do mundo é a alfabetização”, afirma.
Foram selecionados 6 mil alunos de 262 turmas de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país para participar da prova. Os resultados estão previstos para a segunda quinzena de junho.
Desde 2008 o Ministério da Educação envia às escolas públicas do país a Provinha Brasil, um teste aplicado pelos próprios professores a alunos do 2° ano do ensino fundamental. Os resultados não são divulgados e servem apenas como diagnóstico para os educadores avaliarem o nível de aprendizagem dos estudantes.
Em 2008, dados divulgados pelo IBGE (nstituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que 1,3 milhão de crianças e adolescentes brasileiros de 8 a 14 anos não sabiam ler nem escrever. Desse total, 84,5% frequentavam a escola.

A luta pelo direito da pessoa com deficiência auditiva em encontrar livros em LIBRAS

"Ter uma biblioteca com livros em Libras é garantir que qualquer pessoa tenha acesso à cultura em sua primeira língua" defende Débora Moura, mestre em Línguística Aplicada pela PUC-SP.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Professor americano defende uma nova sociologia da infância


Há mais de três décadas, o sociólogo norte-americano William Corsaro, professor na Universidade de Indiana, tem se dedicado a estudar a forma como crianças a partir dos 3 anos interagem.

MEC defende brincadeiras em toda a educação infantil

A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Rita de Cássia Coelho, fala à Folha sobre a importância da brincadeira nos primeiros anos escolares.

Leia mais...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Pós-doutorado em educação é oferecido pela USP


O grupo de estudos Programas Especiais de Formação de Professores, Educação a Distância e Escolarização, da Universidade de São Paulo (USP), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), oferece três bolsas de pós-doutorado. O valor da bolsa é de R$ 5.028,90 mensais. A duração do projeto será de 12 meses. As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros.
Os selecionados deverão pesquisar sobre os seguintes temas: novos modelos de formação de professores em serviço em países da América Latina (séries iniciais do EF) – duas bolsas; e o trabalho docente nos diferentes modelos criados na América Latina para formação de professores em serviço (séries iniciais do EF) – uma bolsa.
O candidato deve ter título de doutor na área e tema proposto; se houver vínculo empregatício, comprovar a concordância da instituição em conceder afastamento sem vencimentos.
Para a inscrição, é necessário apresentar currículo atualizado, carta de recomendação, carta contendo breve relato de sua experiência e objetivo de carreira. Os documentos devem ser enviados em formato PDF, até o dia 31 de março de 2011, para a Dra. Marilene Proença, no e-mail mprdsouz@usp.br.

Livro ensina a identificar portadores de discalculia

A discalculia é uma versão numérica da dislexia. A principal característica do distúrbio é a dificuldade em correlacionar o símbolo de um número com o número de objetos representados pelo símbolo. Porém, estudos com disléxicos são dez mais abundantes.




Leia mais...

domingo, 13 de março de 2011

CRIANÇAS RECEBEM TREINAMENTO PARA TERREMOTO TODOS OS MESES NAS ESCOLAS JAPONESAS


Alunos de uma escola brasileira no Japão foram obrigados a colocar capacete e ir para o pátio da escola após terremoto de 8,9 pontos na escala Richter que atingiu o país na sexta-feira (11).

Leia mais...

Bolsa Família influencia melhora na freqüência escolar

Dados do Bolsa Família mostram que o programa está melhorando a frequência escolar de beneficiários e aumentando a participação dos pais.



Leia mais...

Por que meu aluno precisa ler?


Ao longo da história, a leitura vem se firmando como demasiadamente respeitável no papel político e social. Discutir o método de trabalho da leitura é algo que nunca entra em desuso, pois se leva em consideração a constante mudança da sociedade.

Menino de 13 anos cursa três faculdades na Argentina; o que você acha disso?

O argentino Kouichi Cruz, com apenas 13 anos de idade, é o mais novo aluno da Faculdade de Matemática, Astronomia e Física (FAMAF) da Universidade de Córdoba. Simultaneamente, ele ainda estudará ciências econômicas e engenharia informática.
Quando bebê, a família de Cruz chegou a pensar que ele era autista, porém, após uns anos, ao fazer exames, descobriram que o menino tinha um QI acima da média.
“Kouichi sempre soube o que quis: estudar matemática, informática, engenharia. Para ele, são carreiras que se complementam”, conta a tia do garoto com quem ele reside, já que os pais de Kouichi moram na Espanha.
“A aula não foi tão simples como no segundo grau, mas também não foi tão complicada como cheguei a imaginar”, afirmou o garoto sobre o primeiro dia de aula.

terça-feira, 8 de março de 2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

Estado pagará bônus de professores em abril


Os mais de 350 mil professores --ativos e aposentados-- da rede estadual de ensino receberão um bônus de 5% no salário, a partir de abril. A informação é do governador Geraldo Alckmin e foi dada ontem, durante entrevista coletiva para anunciar o reajuste no valor da bolsa de estudo dos médicos residentes.
Segundo o governador, a bonificação corresponde à GAM (Gratificação por Atividade de Magistério) e será paga de acordo com o que determina a lei complementar n.º 1.107, de abril de 2010. Segundo a legislação, a primeira parcela do benefício --de 5%-- deveria ser incorporada ao salário-base a partir de março de 2010 e a segunda, também de 5%, a partir de março deste ano. Além disso, a lei também determina que, a partir de janeiro de 2012, os professores deverão receber a incorporação de mais 5%, resultando em 15% de aumento salarial em três anos.
"Na sexta-feira, será pago o salário de 1,080 milhão de servidores, entre ativos e inativos. A folha é de R$ 2,5 bilhões. E hoje [ontem], 1º de março, entra em vigência o segundo ano da incorporação da GAM e do ALE (Adicional de Local de Exercício, dos policiais), que serão pagos em abril", afirmou o governador.