quinta-feira, 30 de junho de 2011

USP abre inscrições para processo de transferência de 2012

A USP (Universidade de São Paulo) abre nesta quinta-feira (30) as inscrições para o processo de transferência de 2012. Os interessados devem se cadastrar pelo www.fuvest.br até 8 de julho. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100, poderá ser realizado até 11 de julho.
No total, são oferecidas 1.101 vagas, sendo 975 pelo processo USP/Fuvest e 126 por meio de seleção própria realizada pelo Instituto de Física de São Carlos. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, em São Paulo, divulgará um edital próprio com o número de vagas de transferência e as normas do processo.

Apesar de frio de 6°C, professores de SC acampam em frente à Secretaria de Educação

Apesar do frio de 6ºC registrado nesta madrugada em Florianópolis, cerca de 50 professores estaduais mantiveram o acampamento montado em frente à Secretaria da Educação na noite da última terça-feira (28). Eles estão em greve desde o dia 18 de maio e pretendem ficar acampados até conseguirem um acordo com o governo.
Ontem, o secretário-adjunto Eduardo Deschamps se reuniu com membros do sindicato para discutir as propostas e ficou de encaminhá-las ao governo. Uma nova reunião estava marcada para hoje, mas foi adiada e não tem nova data definida.
Segundo Ana Júlia Rodrigues, secretária geral do Sinte-SC (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina), o movimento quer a aprovação do piso salarial de R$ 1.177 e não abre mão das gratificações de 40% e 25% conquistadas anteriormente. Ela afirma que o sindicato está disposto a discutir o parcelamento do piso, desde que o governo recue da proposta de diminuição das gratificações.
De acordo com o sindicato, 70% dos professores estão paralisados e 80% das escolas estão sem aula. A rede conta com cerca de 40 mil professores e 250 mil alunos.

sábado, 25 de junho de 2011

Professores de Fortaleza voltam às aulas na segunda-feira; estado de greve continua

Os professores da rede pública municipal de Fortaleza (CE) decidiram na manhã desta sexta-feira (24) suspender a paralisação das aulas durante assembleia extraordinária. O estado de greve, que começou no dia 26 de abril, mantém-se.
O Sindiute (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará) afirmou que vai entrar com mandado de segurança para não precisar repor aulas nas férias de julho e aos sábados. Essas datas estão inclusas em calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Educação.
No próximo dia 1º haverá nova assembleia para discutir o estado de greve.

Brasil ainda tem mais de 13 mil escolas sem luz, segundo Censo Escolar


O Brasil tem pelo menos 13 mil escolas sem energia elétrica ou que funcionam com gerador. O número foi declarado pelas próprias unidades no Censo Escolar do ano passado, que é o mais recente disponível e utiliza dados coletados até março de 2010. O levantamento aponta 13.134 escolas nesta situação.
A maioria (178.779), no entanto, afirmou utilizar as redes públicas de eletricidade. Além disso, 99% das unidades "no escuro" são rurais. São, de acordo com o ministério, 429.805 alunos prejudicados.
O Estado que lidera o ranking de escolas que afirmaram não ter energia elétrica é o Pará, com 3.814, seguido por Bahia (2.490), Maranhão (1.962) e Amazonas (1.358). Se o recorte for feito por regiões, Norte e Nordeste estão no topo. A única unidade da federação sem nenhum registro é o Distrito Federal.
Como o censo é feito com base em autodeclarações, não se podem descartar eventuais erros no preenchimento. Segundo o ministério, o número hoje é ligeiramente menor (13.108), provavelmente por conta de correções nas planilhas. O número, no entanto, não leva em conta casos de roubos de fios de energia elétrica, que vêm se tornando comuns em escolas.

sábado, 18 de junho de 2011

Cursinho gratuito abre inscrições para jovens da zona leste

O Pró-Universidade abre inscrições para curso pré-vestibular gratuito voltado aos moradores da zona Leste de São Paulo (SP). Com 1.200 vagas, a iniciativa é promovida pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP), conhecida como USP Leste, em parceria com a Fundação Tide Setubal e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo. As inscrições vão de 28 a 30 de junho de 2011.
O curso é exclusivo para a população da zona Leste da cidade de São Paulo. Podem participar alunos do último ano do ensino médio matriculados na rede pública e também quem já o concluiu na escola pública. Caso o número de candidatos inscritos supere as vagas disponíveis, os critérios de seleção serão o desempenho escolar e o ano de conclusão dos interessados.
Para se inscrever a uma das vagas, o candidato deve comparecer, das 16h às 20h em uma das três escolas que cederão suas salas para a realização das atividades. São elas: Escola Estadual Hugo Takahashi, em São Miguel Paulista; E. E. Valace Marques, em Ermelino Matarazzo; e Escola Municipal Armando Cridey Righetti, no Itaim Paulista. No ato da inscrição, os interessados devem levar os seguintes documentos (original e cópia): RG, comprovante de endereço e histórico escolar.
O resultado da seleção será divulgado em 5 de julho, no site do Pró-Universidade: www.each.usp.br/prouniversidade. As datas de confirmação de matrícula serão dias 25 e 26 de julho, na escola em que o candidato escolheu realizar o curso.
Para mais informações, acesse o site www.each.usp.br/prouniversidade

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Garota de 16 anos ganha o direito de cursar medicina sem terminar ensino médio

Aos 16 anos e ainda sem completar o ensino médio, Isabel Tolentino ocupa uma das carteiras do curso de medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande (MS), onde nasceu e mora.
Ela ingressou no curso por meio do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Aos 15 anos de idade, ela já podia ter ingressado no curso de engenharia de produção na Universidade Federal de Pelotas (RS). “Não quis isso porque estava no primeiro ano do ensino médio e não havia definido “se gostava ou não do curso”, diz Isabel.
Isabel teve de recorrer à Justiça para garantir seu ingresso na universidade. Até duas semanas atrás, ela frequentava medicina e o ensino médio ao mesmo tempo. Agora, com uma permissão concedida pelo desembargador Joenildo de Souza Chaves, do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a garota pode continuar os estudos só no ensino superior.

Alunos querem PM na USP, aponta plebiscito

Os alunos da Escola Politécnica, segunda maior unidade de ensino da Universidade de São Paulo (USP), são favoráveis à presença da Polícia Militar (PM) dentro do câmpus, com base operacional, livre acesso a toda a área e treinamento policial especializado no público universitário.
Os estudantes também são a favor de que a Guarda Universitária porte armas de fogo e de efeito moral para conter crises - os guardas seriam responsáveis pela segurança pessoal dos estudantes, e não apenas pela segurança patrimonial, como é hoje. Essas opiniões são o resultado de um plebiscito realizado ao longo da semana, com alunos dos 17 cursos da Poli. No total, 538 - 12% dos 4.500 alunos - participaram da votação.
Outra posição defendida pela maioria é que o portão de acesso da Favela São Remo, atualmente liberado, seja fechado durante a noite - os alunos são contrários, porém, a que o portão deixe de existir. Os estudantes da Poli também defendem que o acesso ao Câmpus Butantã, na zona oeste, seja aberto, mas controlado para veículos, pedestres e transporte público. Para 74% dos estudantes, os visitantes deveriam ser cadastrados ao entrar.
"A votação é representativa da posição dos estudantes. Quando os alunos apontam que são favoráveis à existência de bases da PM no câmpus e de rondas policiais, é porque não estão satisfeitos mesmo com a situação atual", disse o vice-presidente do Grêmio, Alexandre Angulo. A votação será repassada à Reitoria.
Desde o assassinato do estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, a Reitoria da USP e a Secretaria de Segurança Pública trabalham na elaboração de convênio para definir a participação da PM no policiamento do câmpus.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Terminam hoje as inscrições para o Enem

Hoje é o último dia para a inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. O prazo termina às 23h59. Até as 18h de ontem, os inscritos somavam cerca de 5 milhões. O número já supera a quantidade de inscritos do ano passado (4,6 milhões).

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Insper oferece curso internacional de criação e estruturação de negócios

Idealizado por professores da Harvard Business School, programa é voltado para empreendedores e executivos da América Latina.
Em julho o Insper oferece um curso internacional único, voltado para executivos e empreendedores da América Latina. O BVLA (Building Ventures in Latin America) foi idealizado por professores da Harvard Business School e, no Brasil, será coordenado pelo Insper, que também desenvolveu o conteúdo para este ano em parceria com os professores de Harvard.
O curso usa o método de casos de Harvard, trazendo a realidade e os desafios de criar e estruturar negócios na América Latina, mesclando conceitos teóricos e casos reais. Utilizados de maneira interativa e participativa, os casos propiciam uma experiência de aprendizado e networking diferenciada.
O conteúdo de 70% do programa será ministrado pelos professores de Harvard Lynda Applegate, Rohit Deshpandé e Tom Nicholas. O restante será complementado por professores de destaque do Insper e de escolas parceiras associadas, com aulas em inglês, uma vez que o curso é destinado a empreendedores e executivos de toda a América Latina.
As inscrições podem ser feitas pelo hotsite do programa http://hotsite.insper.edu.br/bvla até dia 20 de junho. As aulas acontecem de 10 a 15 de julho, no campus do Insper, à rua Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo/SP.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Meio Ambiente!!!!

O Censo de 2010 revelou que 84,35% da população brasileira vivem em área urbana. Talvez, por isso, poucos se envolvam com as causas ambientais. É claro que todos simpatizam com a preservação da flora e da fauna, mas ambas parecem distantes das cidades.
A simpatia por árvores e pássaros de plumagem colorida passa ao largo de outros temas ambientais, como saneamento básico e qualidade da água para consumo, geração de energia, qualidade do ar e destinação do lixo.
Essas questões influem diretamente na saúde das pessoas e na qualidade de vida das cidades. É o caso da rede de esgotos, que serve a apenas 55,2% dos municípios, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008 do IBGE. Para um país que se arvora em ocupar o sétimo lugar entre as principais economias do mundo, a falta é grave.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Estudantes raspam o cabelo para homenagear amigo em Minas Gerais

Um jovem de 17 anos, com câncer, recebeu uma bela homenagem de 26 amigos, em Minas Gerais. Ele tem um tumor na cabeça considerado raro.
A turma toda unida. As meninas filmaram os meninos: 26 amigos raspando os cabelos na barbearia fechada pro evento.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

7 pecados da reunião pedagógica


1. Participação facultativa
2. Ausência de regularidade das reuniões
3. Inexistência de plano anual de formação
4. Indefinição de pautas
5. Inadequação do espaço
6. Uso de atividades de motivação
7. Dispensa dos alunos

USP muda regras da Fuvest e vestibular 2012 fica mais difícil


A USP (Universidade de São Paulo) definiu mudanças no vestibular 2012, elaborado pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). As alterações nas regras devem deixar o processo mais difícil. As decisões foram tomadas na manhã desta quinta (2) em reunião do Conselho de Graduação da USP, com representantes de 42 unidades.
No próximo vestibular, a nota da primeira fase terá peso na nota final do candidato anteriormente, ela era considerada apenas para selecionar o candidato da segunda fase.
A nota mínima de corte subirá de 22 para 27 pontos; de dois a três candidatos podem ser aprovados para a 2ª fase – antes eram três; e, caso não seja convocado após a 3ª chamada, o candidato poderá mudar de carreira.
No segundo dia da segunda fase, a prova terá 16 questões, antes eram 20.
Além dessas mudanças, o conselho já tinha aprovado um aumento no bônus nas notas dos estudantes de escolas públicas de 12% para 15%. Esse acréscimo depende do desempenho do candidato em duas provas do vestibular da 1ª fase da Fuvest durante o segundo e o terceiro ano do ensino médio.
Atualmente, o vestibular da Fuvest é formado por uma primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, e uma segunda fase com três dias de provas dissertativas e redação.
Os interessados em fazer a Fuvest devem se inscrever pela internet, entre os dias 26 de agosto de 2011 e 9 de setembro. A primeira fase será realizada no dia 27 de novembro e a lista dos convocados e dos locais de exames da segunda fase será divulgada no dia 19 de dezembro.
As provas da 2ª fase serão nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2012. A primeira chamada será publicada no dia 4 de fevereiro, com matrículas nos dias 8 e 9 do mesmo mês.