sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Haddad anuncia pós-graduação de graça para professores da rede pública

O ministro da Educação e pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30) a criação de um “Fies do professor”, por meio do qual os docentes de escolas públicas poderão fazer cursos de mestrado e doutorado em educação de graça em instituições privadas.
O anúncio foi feito durante um evento sobre educação infantil, feito pelo sindicato municipal dos trabalhadores na educação infantil de São Paulo.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), o regulamento do programa será definido nos próximos dias, mas, a princípio, o professor que trabalhar na rede pública terá a dívida abatida “automaticamente”.

Resultado do Enem deste ano será divulgado na primeira semana de 2012

Os resultados individuais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011 serão divulgados na primeira semana de 2012, segundo a assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro.
Os Correios afirmaram que os cartões de confirmação com os locais de prova do Enem começam a chegar nesta semana às cidades do interior e, na próxima semana, às capitais.
De acordo com o órgão, há uma “operação especial dedicada” ao Enem e que, por isso, “não haverá problemas na distribuição dos cartões de confirmação, nem tampouco das provas”. Desde o furto do exame de 2009, a reponsabilidade de fazer os testes chegarem aos locais de prova é dos Correios.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Matemática sem sofrimento, nem complicações


Durante muitos anos, e até mesmo, ainda hoje, a Matemática é encarada por muitos alunos como “MorteMática”, a matéria mais temida e sofrível da escola. A disciplina que possui os professores mais severos e bravos, a que mais retêm os alunos no ano em que cursam e por fim, a mais difícil e incompreensível matéria do mundo!
Talvez a principal dificuldade que a disciplina apresente é a sua significação para o aprendente, pois o mesmo não consegue estabelecer uma correlação com o que está sendo aprendido. Aquele conteúdo, muitas vezes, são apenas números e equações soltas no espaço, sem o menor sentido para a sua realidade de vida. Cabe ao educador estabelecer estes vínculos e demonstrar de forma dinâmica que a Matemática está presente em tudo que gira ao nosso redor.
A partir do momento que o aluno entende a aplicação da Matemática em sua rotina diária e entende que ela é fundamental, as coisas se tornam mais fáceis, a aprendizagem se torna mais clara e prazerosa. Muitos professores apenas se preocupam em seguir o planejamento e transmitir o conteúdo, sem se preocupar se os alunos estão, de fato, aprendendo alguma coisa. Sabem apenas punir com notas vermelhas e dizer que os alunos não têm interesse e tem preguiça de estudar, mas não se empenham em preparar uma aula com utilização de mais recursos, como: jogos lógicos, enigmas, criptografia, questionamento socrático, heurística e até mesmo gincanas matemáticas para estimular a participação e o “aprender brincando”.
Aprender a Matemática sem medo é ainda uma quebra muito grande de paradigma, há ainda aquela visão ultrapassada de que somente os grandes gênios têm a capacidade de entender e aplicar a disciplina. Os educadores têm um papel fundamental nesta mudança, é por meio deles que esse quadro será modificado, é por meio de aulas dinâmicas, elaboradas e preparadas com carinho e dedicação que a Matemática será vista de forma essencial na vida dos alunos e deixará de ser a “MorteMática” para se tornar a “VidaMática”.
Luana Linhares
*(Proibida reprodução total ou parcial deste texto sem autorização da autora)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Você sabe o que é PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental???

O PEI é um programa de intervenção multidimensional que compreende uma fundamentação teórica, um repertório rico de instrumentos práticos e um conjunto de ferramentas analítico-didáticas, focalizando em cada um dos três componentes de uma interação: o aprendiz, o estímulo e o mediador, com o objetivo de aumentar a eficiência do processo de aprendizagem.
O PEI se fundamenta na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein que nos oferece uma visão dinâmica das capacidades cognitivas do ser humano, esclarecendo como os processos de aprendizagem ocorrem e como é possível, através de uma mediação adequada, expandir o potencial para aprender aumentando a eficiência do funcionamento intelectual dos indivíduos.
O programa completo é composto de 14 instrumentos (14 conjuntos de tarefas de diversos conteúdos e modalidades, contendo 20 a 30 páginas cada). Seu crescente nível de complexidade favorece a construção sistemática e estrutural de funções cognitivas e operações mentais necessárias à aprendizagem.
O PEI pode ser utilizado em grupo ou individualmente em crianças na idade escolar e em adultos de vários níveis de funcionamento. O programa está traduzido em 12 línguas e é utilizado em diversos países.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Após 106 dias, professores da Uern encerram greve e retomam aulas nesta quinta-feira

Depois de 106 dias sem aulas, os professores da Uern (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) decidiram, na manhã desta quarta-feira (14), encerrar a maior greve na história da instituição. A assembleia que selou o fim da paralisação aconteceu na sede da Aduern (Associação dos Docentes da Uern).
Os estudantes também já haviam decidido, ontem (13), pelo fim do movimento “grevista” de apoio aos professores. Já os técnicos da Uern decidem em assembleia nesta quinta-feira se retornam às atividades.
Com a decisão de professores e alunos, a Uern confirmou que as aulas para os 13 mil estudantes serão retomadas nesta quinta-feira (15). Um novo calendário universitário será definido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uern e apresentado nos próximos dias.

MEC estuda ampliar número de dias letivos, diz ministro

O MEC (Ministério da Educação) quer aumentar o número de dias letivos do calendário escolar, passando de 200 para 220 dias. A ideia é ampliar gradualmente o tempo das crianças e adolescentes na escola, atingindo o patamar de 220 dias em quatro anos.
O plano do MEC foi tornado público nesta terça-feira pelo ministro Fernando Haddad (Educação), que fez uma palestra na abertura do congresso internacional "Educação: uma Agenda Urgente", promovido pelo Movimento Todos pela Educação.
"Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes", disse Haddad, após sair do evento.
De acordo com o ministro, o MEC já fez reuniões com o Consed (Conselho Nacional de Educação) e com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Haddad disse que o plano ainda está em fase inicial, pois será preciso formar consenso antes de enviar um projeto de lei sobre assunto ao Congresso Nacional.
A ideia de ampliar o tempo de crianças e jovens na escola surgiu a partir de pesquisas. "Estudos têm correlacionado o aprendizado com o tempo que a criança fica exposta no ambiente escolar", afirmou o ministro.
Segundo Haddad, mais recursos para a empreitada deverão vir após a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação), que está na Câmara dos Deputados. O PNE define que sejam destinados 7% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. Atualmente, o governo aplica pouco mais de 5% para a área.