sábado, 28 de janeiro de 2012

Aluno falta à aula e escapa de desabamento; ouça relato

O analista de sistemas Marcel Lima, 34, escapou por pouco do desabamento que atingiu três prédios no centro do Rio na noite desta quarta-feira (25).
Ele disse que tinha um curso de tecnologia da informação às segundas, quartas e sextas no edifício Liberdade, localizado no número 44 da avenida Treze de Maio, na Cinelândia. O prédio, de 20 andares, caiu junto com o edifício Colombo, de dez andares, e ainda levou um imóvel menor.
Segundo Lima, um imprevisto o impediu de chegar à aula, que ocorria das 18h30 às 21h. O desabamento ocorreu por volta das 20h30.
"Eu estava no carro ouvindo rádio e fiquei bem assustado. Quando eu chequei em casa e vi a imagem na TV, identifiquei o prédio, aí realmente você fica em choque. O anjo da guarda tava de plantão."
Ele conta ter ficado mais emocionado ainda porque tem uma filha de um ano e sua mulher está grávida.
As aulas do curso que participava, na empresa Tecnologia Organizacional, ocorriam no sexto andar. Sua turma era de cerca de 12 pessoas, mas ele só tinha os telefones de outro colega e do instrutor do curso.
Após ficar sabendo do acidente, ligou para eles: seu colega também havia faltado à aula, mas o celular do instrutor só deu na caixa postal.
Segundo Lima, dias antes do desabamento a turma comentou sobre as obras que ocorriam no nono andar do prédio.
"Eles estavam comentando que na obra tinham tirado um monte de parede. É especulação, mas o comentário era 'é um prédio velho e o nego vai fazendo obra assim, o nego é meio louco'. Mas é especulação, não tem como ter certeza."

Chile: regime de Pinochet volta a ser denominado 'ditadura'

O Conselho Nacional de Educação do Chile (CNED) resgatou o termo "ditadura" para designar o governo de Augusto Pinochet (1973-1990) em textos escolares para crianças de 6 a 12 anos, depois de uma polêmica proposta do governo para trocá-lo pela palavra "regime".
Em sessão celebrada na quinta-feira, o CNED aprovou por seis votos a favor e uma abstenção a reincorporação do termo "ditadura", que havia sido substituído em uma sessão anterior da entidade por decisão do governo.
O ministro da Educação, Harald Beyer, argumentou na ocasião que a palavra "regime" representava um conceito "mais geral".
A proposta, enviada em meados de 2011 e aprovada em dezembro pelo CNED, causou grande revolta no Chile e o repúdio de instituições de direitos humanos, congressistas da oposição e inclusive de alguns governistas.
O CNED argumentou não ter percebido a mudança da frase "ditadura militar" por "regime militar" e pediu ao governo que reveja o documento. O Executivo, por sua vez, tornou sem efeito a primeira proposta e enviou um novo documento ao conselho na quarta-feira, que foi aprovado nesta quinta.
A ditadura militar presidida por Augusto Pinochet começou em 11 de setembro de 1973, com um golpe sobre o presidente socialista Salvador Allende, e terminou em 1990, encerrando uma etapa sangrenta da história do Chile que deixou mais de 3.000 mortos e desaparecidos.

Veja lista de cursinhos populares com inscrições abertas para 2012 em São Paulo

As listas de aprovados nos vestibulares 2012 estão sendo divulgadas desde dezembro, e um exemplo é a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), que liberou a lista de candidatos aprovados nesta sexta-feira (27).
Para quem não passou, uma alternativa é estudar para o próximo ano. Os cursinhos populares são uma alternativa para jovens e adultos de baixa renda, e estudantes vindos do ensino médio público.
Alguns são gratuitos e outros são pagos, com mensalidades abaixo do custo dos cursinhos particulares tradicionais, e dão ao aluno a possibilidade de obter bolsas de estudo, dependendo da condição socioeconômica dele.
As aulas terão início em março, mas as inscrições para 2012 já estão abertas.
Confira a lista de alguns cursinhos populares em São Paulo: clique aqui!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Etecs de SP divulgam resultado do vestibulinho do primeiro semestre de 2012

As Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) de São Paulo divulgaram hoje (18) a lista de classificação geral para o vestibulinho do primeiro semestre de 2012. Confira:
As matrículas serão realizadas na quinta-feira (19) e sexta-feira (20).
A segunda chamada e a matrícula serão feitas nos dias 23 e 24 de janeiro.
Foramoferecidas 93.490 vagas: 76.536 para o ensino técnico e 16.954 para o ensino médio. Do total de vagas para o ensino técnico, 73.795 foram destinadas às 202 Etecs e às 62 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Outras 2.741 vagas foram destinadas para a modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC.
Foram incluídas, também, 10.329 vagas para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo: 8.959 vagas para cursos técnicos em salas de 109 escolas estaduais e 1.370 em 21 CEUs (Centros Educacionais Unificados) (CEUs). As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.
Uma novidade deste processo é que das 9.874 vagas para o ensino técnico integrado ao médio, 3.637 serão oferecidas na rede estadual de duas maneiras:
•O aluno terá as aulas do ensino médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente);
•aulas do ensino médio e do curso técnico na mesma escola estadual.
Pontuação acrescida
O Sistema de Pontuação Acrescida do vestibulinho das Etecs concedeu bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. O candidato pode somar os dois bônus e obter um acréscimo de 13%.
Mais informações no site da ETEC.

UFGD divulga lista de aprovados no vestibular 2012

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), no Mato Grosso do Sul, divulgou nesta quarta-feira (18) a lista de aprovados no vestibular 2012 da instituição. Confira: clique aqui!
As matrículas devem ser feitas entre os dias 13 e 15 de fevereiro, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, na secretaria acadêmica da UFGD, localizada na Rua João Rosa Góes nº 1761, Vila Progresso, Dourados – MS. Confira o cronograma das datas para cada curso na página 38, do manual do candidato.
Outras informações podem ser obtidas no edital do vestibular ou pelo site da universidade.