domingo, 1 de abril de 2012

Inscrições para a Olimpíada de Matemática de 2012 podem ser realizadas até hoje

Escolas interessadas em participar da oitava edição da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) têm até hoje (30) para realizar a inscrição no site do evento. Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de todos os anos do ensino médio. A competição é promovida pelo MEC (Ministério da Educação), pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e pelo Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).
No ano passado, 18,7 milhões de estudantes de 44 mil escolas participaram da olimpíada, que é organizada em duas fases. A primeira prova é objetiva e será aplicada no dia 5 de junho. Os alunos com os melhores resultados são selecionados para a segunda fase, composta de prova discursiva, marcada para o dia 15 de setembro.
Os 400 melhores alunos do ensino fundamental e os 100 melhores do ensino médio receberão medalhas de ouro. Os participantes ainda poderão conquistar medalhas de prata e bronze, totalizando mais de 4 mil premiações. Também serão concedidas menções honrosas. Os medalhistas terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que dá direito a uma bolsa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Já os professores dos alunos premiados receberão tablets e placas de homenagem, de acordo com o número de medalhas conquistadas. As escolas com bom desempenho na olimpíada também podem ser contempladas com computadores, softwares relacionados ao ensino da matemática, impressoras e troféus.
O regulamento completo está disponível no site da Obmep.