quinta-feira, 6 de junho de 2013

Uma das principais tarefas dos educadores é promover a aprendizagem dos conceitos de cidadania e democracia



Consulto o dicionário: "Cidadão: 1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. 2. Habitante da cidade". Passo para o verbete Cidade e encontro uma citação do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998): "É a expressão palpável da necessidade humana de contato, comunicação, organização e troca - numa determinada circunstância físico-social e num contexto histórico". Vou ao livro De uma Vez por Todas, do poeta amazonense Thiago de Mello, e leio Cidadania: "Cidadania é dever de povo./ Só é cidadão/ quem conquista o seu lugar/ na perseverante luta/ do sonho de uma nação./ É também obrigação:/ a de ajudar a construir/ a claridão na consciência/ de quem merece o poder./ Força gloriosa que faz/ um homem ser para outro homem/ caminho do mesmo chão,/ luz solidária e canção". 

Procuro, então, trazer para a escola as formas diferentes de definir os conceitos, uma vez que, nas propostas ali elaboradas, há sempre o objetivo de formar cidadãos, ou seja, os habitantes de nossas cidades. Qual a responsabilidade da instituição na construção da cidade, na configuração que se quer dar a ela e na articulação com os projetos propostos pelo Executivo municipal? Será mais desafiador se considerarmos, como o pensador italiano Antonio Gramsci (1891-1937), que o papel da escola é o de formar governantes. Para ele, o cidadão com consciência de seus direitos e deveres, que amplia seu conhecimento do mundo e de si mesmo e procura intervir de maneira crítica e criativa na construção do contexto em que vive e ao qual pertence, terá a possibilidade de ocupar o lugar de representante de sua comunidade, de sua cidade e de seu país. 
O educador mineiro Neidson Rodrigues (1942-2003) afirma que a escola cumpre sua missão política não quando elabora no seu interior um discurso sobre a política, mas quando, por meio da prática educativa, prepara "o cidadão para a vida da pólis, para a vida política, isto é, para a compreensão da totalidade social onde ele está inserido". O cidadão somente se sentirá dono do espaço em que vive se aprender a construí-lo. E promover esse aprendizado é uma das nossas tarefas mais importantes como educadores. É o que vemos apontado por Gramsci e encontramos no poema de Thiago de Mello, no qual somos levados a explorar outro conceito, também ligado ao de cidadania: o de democracia. Ele diz respeito à criação e manutenção da vida comum com dignidade, igualdade no convívio das diferenças e a possibilidade de desenvolvimento das capacidades de todos.
O objetivo da escola é a socialização do conhecimento e do saber acumulado pela sociedade, levando à criação de novos saberes. Entretanto, não há neutralidade nesse processo, pois ele se realiza na perspectiva de determinados interesses. A escola está posicionada entre as forças da sociedade em que se insere e, portanto, serve ou às que lutam para perpetuá-la ou às que querem transformá-la. 

Colaborar na construção da democracia é um desafio que se coloca para as escolas e seus dirigentes, que devem ter "claridão na consciência", esforço na definição de metas e ações para atingi-las, indo ao encontro das necessidades da cidade para que ela efetivamente pertença a cada um e a todos.

Autora deste texto: Terezinha Azerêdo Riosgraduada em Filosofia e doutora em Educação.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Confira abaixo sugestões de atividades para realizar com seus alunos no dia do Meio Ambiente!!!!





















Dia Internacional do Meio Ambiente


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Fonte: Brasilescola.com

5 de junho - Dia do Meio Ambiente